top of page

CLIPPINGS

Conversa 100 Pressa uniu artistas, amantes e defensores da Cultura

16 de Abril de 2018

Imperativo Online

A agência criativa Fábrica dos Idealistas aliou-se à plataforma AtCovilhã para promover, no passado dia 14 de Abril, a primeira edição do projecto “Conversa 100 Pressa – Diálogos Culturais”.

Exposição “Passado Presente e Futuro” no Teatro Municipal da Covilhã

21 de Março de 2018

Rádio Universitária da Beira Interior

A exposição “Passado Presente e Futuro”, inaugurada no dia 18 de Março no Teatro Municipal da Covilhã, teve a curadoria de elementos da Licenciatura em Ciências da Cultura e do Mestrado em Estudos da Cultura da Universidade da Beira Interior (UBI).

A desigualdade de género prejudica todos

Março de 2018

Magazine UBI

Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, Ana Catarina Pereira organizou uma conversa entre mulheres que fomentam eventos culturais na Covilhã e na região. A professora da Universidade da Beira Interior realça que ainda existem muitas desigualdades de género em pleno século XXI.

Produção Cultral Feita por Elas

15 de Março de 2018

Rádio Universitária da Beira Interior

O curso de Ciências da Cultura assinalou o Dia Internacional da Mulher com a organização de uma mesa redonda que promoveu a discussão sobre o espaço e a vivência da mulher como programadora cultural na Beira Interior.

Produção Cultural Feita por Elas

21 de Março de 2018

Jornal Urbi et Orbi

Curso de Ciências da Cultura da UBI assinalou o Dia Internacional da Mulher com a organização de uma mesa redonda que debateu papel da mulher na cultura no Interior.

Observar o passado para pensar o futuro do Teatro Municipal

21 de Março de 2018

Jornal Urbi et Orbi

Exposição acerca do teatro covilhanense tem curadoria de alunos da UBI. Evento marca o encerramento do espaço que será, finalmente, remodelado.

Reportagem sobre Violência Doméstica

2017-2018

Rádio Universitária da Beira Interior

UBICinema’17 abre com apresentação de livro

20 de Dezembro de 2017

Jornal Urbi et Orbi

Nesta nova edição do festival, Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira, professores do curso de Cinema, apresentaram pela primeira vez uma obra sobre os projetos premiados ao longo dos anos no evento.

Sara Helena Silva, Urbi et Orbi.

Seminário de Cinema na UBI

13 de Dezembro de 2017

Rádio Universitária da Beira Interior 

Promover uma reflexão em torno da sétima arte. Foi este o desafio lançado pelos alunos da unidade curricular “Seminário de Investigação”, do mestrado em Cinema da UBI.

Ana Barbosa, RUBI

UBICINEMA 2017

13 de Dezembro de 2017

Rádio Universitária da Beira Interior 

A abertura do 13º Festival de Cinema da UBI contou com a exibição do showreel “10 anos UBICinema”, apresentação do novo logótipo do festival e o lançamento do livro “UBICinema 2007-2017”.

Ana Barbosa, RUBI

Lisboa acolhe encontro sobre papel da mulher no cinema português e espanhol

29 de Agosto de 2017

Diário de Noticias, com Agência Lusa

O cinema feito por mulheres e com mulheres, a representação da figura feminina e as questões de identidade de género serão abordadas num simpósio sobre cinema português e espanhol, em setembro em Lisboa.

Conversa na Rádio Cova da Beira

12 de Fevereiro de 2017

Rádio Cova da Beira, Fundão 92.5

Programa: Porque Hoje é Domingo, com jornalista Dulce Gabriel

"Fôlego" vence XII UBICinema

21 de dezembro de 2016 

Jornal Urbi et Orbi

O filme "Fôlego", de Rúben Sevivas, antigo estudante de Cinema da UBI, foi o grande vencedor da décima segunda edição do UBIcinema, ao conseguir arrecadar quatro prémios, das oito categorias que estavam em competição. O festival de cinema decorreu entre os dias 12 e 15 de dezembro, na Universidade da Beira Interior (UBI).

Carla Sousa, Urbi et Orbi.

Tecer o futuro

16 de Marco de 2016

Jornal Urbi et Orbi

 

Dia Internacional da Mulher celebra recordações de uma vida e a luta contínua por direitos e por uma sociedade igualitária.

"Que é feito dos dias na cave" foi o grande vencedor do XI UBIcinema

23 de Dezembro de 2015

Jornal Urbi et Orbi

 

O filme de Rafael Almeida esteve em destaque na edição deste ano do UBIcinema, ao arrecadar oito prémios, dos 11 possíveis. O festival de cinema da UBI, que decorreu entre os dias 14 e 17 de dezembro, teve este ano a sua 11.ª edição.

Rafael Mangana, Urbi et Orbi.

À procura do sonho africano

16 de Dezembro de 2015

Jornal Urbi et Orbe

“O Fato completo ou à procura de Alberto” encerrou o espaço híbrido do Festival Y. O filme, realizado por Inês de Medeiros, foi exibido no passado dia 9 de dezembro, na Cinubiteca da UBI.

Francisca Carreira e Rita Sanches, Urbi et Orbi

A doença mental na perspetiva do cinema asiático

25 de Novembro de 2015

Jornal Urbi et Orbi

Três dias, três filmes, um único objetivo: trazer à Universidade da Beira Interior produções cinematográficas realizadas no outro lado do mundo.

Isabella Moura e Fernanda Reis, Urbi et Orbi

Atlas do Interior

Novembro de 2015

Gazeta do Interior

Por Antonio Fontinhas

Documentário produzido na UBI premiado em festival internacional

20 de Maio de 2015

Jornal Urbi et Orbi

“Trama”, realizado por Luísa Soares, venceu o mais importante galardão da MIFEC: Mostra Internacional de Filmes de Escola. Trata-se de um documentário centrado no papel da mulher, no contexto da indústria têxtil da Serra da Estrela.

Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi.

Etnocine mostra cultura tradicional na UBI e Belmonte

8 de Abril de 2015

Jornal Urbi et Orbi

O certame é organizado pela Câmara de Belmonte em parceria com a UBI e reúne, até sábado, um conjunto de propostas que vão da exibição de documentários a conferências e workshops.

Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi

Cinema da UBI em exibição no Teatro Municipal

1 de Abril de 2015

Jornal Urbi et Orbi

Um documentário e duas curtas-metragens foram exibidas, no Teatro Municipal da Covilhã, no âmbito do 19º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. No dia 26 de Março, a peça de teatro programada foi substituída por um retrato das fábricas têxteis da Covilhã e pequenos filmes de comédia e drama.

​Vânia Marques, Urbi et Orbi.

O cinema é arte popular mais potente, mas ainda lhe faltam mulheres

10 de Marco de 2015

Jornal Público

Figurinos e caracterização continuam a ser áreas femininas, fotografia continua dominada pelos homens. A desigualdade é “o elefante na sala - toda a gente vê o problema mas ninguém fala nele”.

Joana Amaral Cardoso, Público

Curtas da Universidade da Beira Interior no Brasil

3 de Fevereiro de 2015

Notícias ao Minuto

Dezassete curtas-metragens, realizadas por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI), vão ser exibidas a partir de hoje, em Florianópolis, Brasil, durante este mês, facto que a instituição espera que venha a contribuir para a "projetar internacionalmente".

Curtas-metragens da Universidade da Beira Interior exibidas no Brasil

30 de Janeiro de 2015

RTP Notícias

Dezassete curtas-metragens realizadas por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) serão exibidas em Florianópolis, Brasil, no mês de fevereiro, facto que deverá contribuir para "projetar internacionalmente" o curso e a instituição.

Filmes da UBI exibidos no Brasil

28 de Janeiro de 2015

Jornal Urbi et Orbi

A cidade de Florianópolis vai mostrar trabalhos produzidos por alunos de Cinema ao longo do mês de fevereiro, sempre à terça-feira.

Covilhã no combate à desigualdade de géneros

22 de Outubro de 2014

Jornal Urbi et Orbi

Dirigido a estudantes universitárias em fase de conclusão dos seus estudos, o Empowerment Lab, no âmbito do NÓS – Projeto de Ação Social e Artística, chegou ao fim.

Sara Ventura. Urbi et Orbi.

Alunos de Cinema da UBI premiados na Figueira da Foz

24 de Setembro de 2014

Jornal Urbi et Orbi

"Fronteira" de António Lopes e "O homem que remava o barco" de Bruno Rosa foram as duas curtas-metragens premiadas no primeiro festival “Figueira Film Art”.

Liliana Serafim, Urbi et Orbi

Internet como sala de cinema para os filmes da UBI

3 de Setembro de 2014 

Jornal Urbi te Orbi

Num único site, estão disponíveis mais de cem filmes produzidos por alunos do curso de Cinema. Uma oportunidade para conhecer um conjunto de trabalhos no qual se incluem alguns premiados e com caras conhecidas do público português.

Rodolfo Pinto Silva, Urbi te Orbi

Cinema no feminino analisado em tese de doutoramento

9 de Julho de 2014 

Jornal Urbi et Orbi

A tese de Doutoramento de Ana Catarina Pereira mostrou que o cinema de realizadoras portuguesas possui uma visão feminista, ainda que a adjetivação seja rejeitada pelas próprias.

Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi

Quadragésimo aniversário do 25 de Abril celebrado com Cinema

9 de abril de 2014

Jornal Urbi et Orbi

No âmbito das comemorações do quadragésimo aniversário da “Revolução dos Cravos”, a Comissão Cívica irá realizar ao longo do mês de abril quatro sessões de filmes documentários relacionados com a Liberdade.

Liliana Serafim, Urbi et Orbi

Coolabora assinala Dia da Mulher

12 de Março de 2014

Jornal Urbi et Orbi

A violência doméstica e a desigualdade entre os géneros foram os principais temas abordados na véspera do Dia Internacional da Mulher, durante as comemorações realizadas na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Letícia Ferreira, Urbi et Orbi

Geração Invisível: os novos cineastas apresentado no Cybercentro

12 de marco de 2014

Gazeta do Interior

Geração Invisível: os novos cineastas é o título do livro da autoria de Ana Catarina Pereira, que é docente da Universidade da Beira Interior (UBI) na Covilhã, e investigadora do LabCom, e realizado em coordinação com Tito Cardoso e Cunha, que foi apresentado no Cybercentro de Castelo Branco.

Melhores filmes de alunos em exibição

8 de janeiro de 2014

Jornal Urbi et Orbi

Alguns dos trabalhos que tiveram melhor classificação no último ano letivo podem ser vistos no Anfiteatro da Parada da Universidade da Beira Interior

Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi.

Cinema Drive in recriado por alunos da UBI

4 de Dezembro de 2013

Jornal Urbi et Orbi

O parque de estacionamento da discoteca Companhia Club esteve destinado à exibição de cinema, na noite de sábado. Uma forma de divulgar a sétima arte e contribuir para a reanimação cultural da Covilhã

Pesquisadora portuguesa lança livro em Curitiba

Outubro de 2013

Gazeta do Povo

A pesquisadora portuguesa Ana Catarina Pereira lança hoje, as 19 horas, no Auditório Brasilio Itibere, da Secretaria de Estado da Cultura o livro Geração Invisível: os novos cineastas portugueses.

A juventude das imagens

2 de Julho de 2013

Jornal Público

"Geração Invisível – Os Novos Cineastas Portugueses" é uma antologia de artigos de vários autores sobre realizadores que se têm vindo a afirmar no panorama nacional.

Jorge Palinhos, P3

“Visto por fora, o cinema português nunca esteve tão bem”

23 de Junho de 2013

Parágrafo, Suplemento Literário do Jornal Ponto Final

Mas é forte o descontentamento do sector em Portugal. O centro de investigação LabCom da Universidade da Beira Interior, em Portugal, lançou esta semana “Geração Invisível: os novos cineastas portugueses”. São reflexões sobre os novos realizadores do país e as suas obras, procurando alguns fios condutores comuns. Tito Cardoso e Cunha e Ana Catarina Pereira são os organizadores.

Maria Caetano, Parágrafo

Os novos realizadores e as suas preocupações estáticas em livro

13 de Junho de 2013

O Interior

A nova geração de realizadores do cinema português está em destaque na UBI, na noite de terça-feira, com o lançamento da obra “Geração Invisível - Os novos cineastas portugueses”, de Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso e Cunha.

"Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses" apresentado na UBI

19 de Junho de 2013

Jornal Urbi et Orbi

A visão de um vasto leque de personalidades ligadas ao cinema deu origem a uma publicação que reúne diferentes trabalhos. Um livro que foi apresentado na Universidade da Beira Interior.

Ciclo de Cinema Marginal Brasileiro exibe obras não convencionais

22 de Maio de 2013 

Jornal Urbi et Orbi

Universidade da Beira Interior recebeu, na passada semana, o Ciclo de Cinema Marginal brasileiro. Durante dois dias foram apresentados alguns filmes do movimento cinematográfico brasileiro que chocou o país nos anos 70. A organização convidou Maria Guiomar Ramos, professora brasileira com várias presenças já marcadas em ciclos de cinema em Portugal, para falar deste período da história do cinema no Brasil.

Ana Catarina Veiga, Urbi et Orbi.

A lusofonia no grande écran

24 de Outubro de 2012

Jornal Urbi et Orbi

Pensar o cinema no espaço lusófono é o principal mote da quinta edição das Jornadas do Cinema em português. A língua de Camões, este ano, serviu para esbater fronteiras e trazer até à Covilhã académicos dos países lusófonos no sentido de debater o que tem sido feito na área cinematográfica.

Eduardo Alves, Urbi et Orbi

Comentário da Semana: RCC

13 de Abril de 2012

Rádio Clube da Covilhã

Comentário da Semana: A PSP agrediu a fotojornalista da France Press em Portugal, Patrícia Melo, quando esta cobria a manifestação da Plataforma 15 de Outubro, no Largo do Chiado, em Lisboa, integrada na greve nacional. 

Novo Cinema Português

2012

RTP Internacional

Programa: Portugal Aqui Tão Perto

No programa de hoje, Cláudia Almeida irá falar-nos do novo cinema feito em Portugal com os seguintes convidados:
- Paulo Cunha (investigador);
- Ana Catarina Pereira (Univ. da Beira Interior / investigadora);
- Luísa Sequeira (organizadora do Shortuctz na cidade do Porto);
- Pedro Neves (realizador / jornalista);
- Daniel Ribas (membro da organização do Festival de Curtas em Vila do Conde);
- Cláudio Sá (realizador / designer gráfico e sonoro).

Na cadeira da espectadora: Cinema para respirar

Fevereiro de 2012

Forum Covilhã

O desafio de escrever sobre cultura numa região como a Beira Interior, e num contexto económico tão particular como o que atravessamos, foi recebido com surpresa da minha parte. Se, por um lado, existem falhas graves ao nível do investimento publico no sector (que não deveria continuar a justificar-se pela interioridade da região), por outro também se vislumbram alguns oásis de ofertas tão esforçadas quanto interessantes.

Quem paga uma revista gratuita na net?

23 de Julho de 2009

Jornal I

Take e a Magnética são as únicas revistas digitais, Mas nem sempre a publicidade é paga.

O sucesso enquanto jovens

22 de Janeiro de 2009

Jornal do Fundão

Mais de 50 fábricas fecharam e cinco mil caíram no desemprego

21 de Junho de 2007

Jornal do Fundão

A jornalista Ana Catarina Pereira realizou um estudo da têxtil na região.

Please reload

bottom of page