Universal Concreto
Ana Catarina Pereira
CLIPPINGS
Exposição “Passado Presente e Futuro” no Teatro Municipal da Covilhã
21 de Março de 2018
Rádio Universitária da Beira Interior
A exposição “Passado Presente e Futuro”, inaugurada no dia 18 de Março no Teatro Municipal da Covilhã, teve a curadoria de elementos da Licenciatura em Ciências da Cultura e do Mestrado em Estudos da Cultura da Universidade da Beira Interior (UBI).
A desigualdade de género prejudica todos
Março de 2018
Magazine UBI
Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, Ana Catarina Pereira organizou uma conversa entre mulheres que fomentam eventos culturais na Covilhã e na região. A professora da Universidade da Beira Interior realça que ainda existem muitas desigualdades de género em pleno século XXI.
Produção Cultral Feita por Elas
15 de Março de 2018
Rádio Universitária da Beira Interior
O curso de Ciências da Cultura assinalou o Dia Internacional da Mulher com a organização de uma mesa redonda que promoveu a discussão sobre o espaço e a vivência da mulher como programadora cultural na Beira Interior.
UBICinema’17 abre com apresentação de livro
20 de Dezembro de 2017
Jornal Urbi et Orbi
Nesta nova edição do festival, Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira, professores do curso de Cinema, apresentaram pela primeira vez uma obra sobre os projetos premiados ao longo dos anos no evento.
Sara Helena Silva, Urbi et Orbi.
Lisboa acolhe encontro sobre papel da mulher no cinema português e espanhol
29 de Agosto de 2017
Diário de Noticias, com Agência Lusa
O cinema feito por mulheres e com mulheres, a representação da figura feminina e as questões de identidade de género serão abordadas num simpósio sobre cinema português e espanhol, em setembro em Lisboa.
"Fôlego" vence XII UBICinema
21 de dezembro de 2016
Jornal Urbi et Orbi
O filme "Fôlego", de Rúben Sevivas, antigo estudante de Cinema da UBI, foi o grande vencedor da décima segunda edição do UBIcinema, ao conseguir arrecadar quatro prémios, das oito categorias que estavam em competição. O festival de cinema decorreu entre os dias 12 e 15 de dezembro, na Universidade da Beira Interior (UBI).
Carla Sousa, Urbi et Orbi.
"Que é feito dos dias na cave" foi o grande vencedor do XI UBIcinema
23 de Dezembro de 2015
Jornal Urbi et Orbi
O filme de Rafael Almeida esteve em destaque na edição deste ano do UBIcinema, ao arrecadar oito prémios, dos 11 possíveis. O festival de cinema da UBI, que decorreu entre os dias 14 e 17 de dezembro, teve este ano a sua 11.ª edição.
Rafael Mangana, Urbi et Orbi.
À procura do sonho africano
16 de Dezembro de 2015
Jornal Urbi et Orbe
“O Fato completo ou à procura de Alberto” encerrou o espaço híbrido do Festival Y. O filme, realizado por Inês de Medeiros, foi exibido no passado dia 9 de dezembro, na Cinubiteca da UBI.
Documentário produzido na UBI premiado em festival internacional
20 de Maio de 2015
Jornal Urbi et Orbi
“Trama”, realizado por Luísa Soares, venceu o mais importante galardão da MIFEC: Mostra Internacional de Filmes de Escola. Trata-se de um documentário centrado no papel da mulher, no contexto da indústria têxtil da Serra da Estrela.
Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi.
Etnocine mostra cultura tradicional na UBI e Belmonte
8 de Abril de 2015
Jornal Urbi et Orbi
O certame é organizado pela Câmara de Belmonte em parceria com a UBI e reúne, até sábado, um conjunto de propostas que vão da exibição de documentários a conferências e workshops.
Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi
Cinema da UBI em exibição no Teatro Municipal
1 de Abril de 2015
Jornal Urbi et Orbi
Um documentário e duas curtas-metragens foram exibidas, no Teatro Municipal da Covilhã, no âmbito do 19º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. No dia 26 de Março, a peça de teatro programada foi substituída por um retrato das fábricas têxteis da Covilhã e pequenos filmes de comédia e drama.
Vânia Marques, Urbi et Orbi.
O cinema é arte popular mais potente, mas ainda lhe faltam mulheres
10 de Marco de 2015
Jornal Público
Figurinos e caracterização continuam a ser áreas femininas, fotografia continua dominada pelos homens. A desigualdade é “o elefante na sala - toda a gente vê o problema mas ninguém fala nele”.
Joana Amaral Cardoso, Público
Curtas da Universidade da Beira Interior no Brasil
3 de Fevereiro de 2015
Notícias ao Minuto
Dezassete curtas-metragens, realizadas por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI), vão ser exibidas a partir de hoje, em Florianópolis, Brasil, durante este mês, facto que a instituição espera que venha a contribuir para a "projetar internacionalmente".
Curtas-metragens da Universidade da Beira Interior exibidas no Brasil
30 de Janeiro de 2015
RTP Notícias
Dezassete curtas-metragens realizadas por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) serão exibidas em Florianópolis, Brasil, no mês de fevereiro, facto que deverá contribuir para "projetar internacionalmente" o curso e a instituição.
Internet como sala de cinema para os filmes da UBI
3 de Setembro de 2014
Jornal Urbi te Orbi
Num único site, estão disponíveis mais de cem filmes produzidos por alunos do curso de Cinema. Uma oportunidade para conhecer um conjunto de trabalhos no qual se incluem alguns premiados e com caras conhecidas do público português.
Rodolfo Pinto Silva, Urbi te Orbi
Cinema no feminino analisado em tese de doutoramento
9 de Julho de 2014
Jornal Urbi et Orbi
A tese de Doutoramento de Ana Catarina Pereira mostrou que o cinema de realizadoras portuguesas possui uma visão feminista, ainda que a adjetivação seja rejeitada pelas próprias.
Rodolfo Pinto Silva, Urbi et Orbi
Quadragésimo aniversário do 25 de Abril celebrado com Cinema
9 de abril de 2014
Jornal Urbi et Orbi
No âmbito das comemorações do quadragésimo aniversário da “Revolução dos Cravos”, a Comissão Cívica irá realizar ao longo do mês de abril quatro sessões de filmes documentários relacionados com a Liberdade.
Liliana Serafim, Urbi et Orbi
Coolabora assinala Dia da Mulher
12 de Março de 2014
Jornal Urbi et Orbi
A violência doméstica e a desigualdade entre os géneros foram os principais temas abordados na véspera do Dia Internacional da Mulher, durante as comemorações realizadas na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Letícia Ferreira, Urbi et Orbi
Geração Invisível: os novos cineastas apresentado no Cybercentro
12 de marco de 2014
Gazeta do Interior
Geração Invisível: os novos cineastas é o título do livro da autoria de Ana Catarina Pereira, que é docente da Universidade da Beira Interior (UBI) na Covilhã, e investigadora do LabCom, e realizado em coordinação com Tito Cardoso e Cunha, que foi apresentado no Cybercentro de Castelo Branco.
“Visto por fora, o cinema português nunca esteve tão bem”
23 de Junho de 2013
Parágrafo, Suplemento Literário do Jornal Ponto Final
Mas é forte o descontentamento do sector em Portugal. O centro de investigação LabCom da Universidade da Beira Interior, em Portugal, lançou esta semana “Geração Invisível: os novos cineastas portugueses”. São reflexões sobre os novos realizadores do país e as suas obras, procurando alguns fios condutores comuns. Tito Cardoso e Cunha e Ana Catarina Pereira são os organizadores.
Maria Caetano, Parágrafo
Os novos realizadores e as suas preocupações estáticas em livro
13 de Junho de 2013
O Interior
A nova geração de realizadores do cinema português está em destaque na UBI, na noite de terça-feira, com o lançamento da obra “Geração Invisível - Os novos cineastas portugueses”, de Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso e Cunha.
Ciclo de Cinema Marginal Brasileiro exibe obras não convencionais
22 de Maio de 2013
Jornal Urbi et Orbi
Universidade da Beira Interior recebeu, na passada semana, o Ciclo de Cinema Marginal brasileiro. Durante dois dias foram apresentados alguns filmes do movimento cinematográfico brasileiro que chocou o país nos anos 70. A organização convidou Maria Guiomar Ramos, professora brasileira com várias presenças já marcadas em ciclos de cinema em Portugal, para falar deste período da história do cinema no Brasil.
Ana Catarina Veiga, Urbi et Orbi.
A lusofonia no grande écran
24 de Outubro de 2012
Jornal Urbi et Orbi
Pensar o cinema no espaço lusófono é o principal mote da quinta edição das Jornadas do Cinema em português. A língua de Camões, este ano, serviu para esbater fronteiras e trazer até à Covilhã académicos dos países lusófonos no sentido de debater o que tem sido feito na área cinematográfica.
Eduardo Alves, Urbi et Orbi
Novo Cinema Português
2012
RTP Internacional
Programa: Portugal Aqui Tão Perto
No programa de hoje, Cláudia Almeida irá falar-nos do novo cinema feito em Portugal com os seguintes convidados:
- Paulo Cunha (investigador);
- Ana Catarina Pereira (Univ. da Beira Interior / investigadora);
- Luísa Sequeira (organizadora do Shortuctz na cidade do Porto);
- Pedro Neves (realizador / jornalista);
- Daniel Ribas (membro da organização do Festival de Curtas em Vila do Conde);
- Cláudio Sá (realizador / designer gráfico e sonoro).
Na cadeira da espectadora: Cinema para respirar
Fevereiro de 2012
Forum Covilhã
O desafio de escrever sobre cultura numa região como a Beira Interior, e num contexto económico tão particular como o que atravessamos, foi recebido com surpresa da minha parte. Se, por um lado, existem falhas graves ao nível do investimento publico no sector (que não deveria continuar a justificar-se pela interioridade da região), por outro também se vislumbram alguns oásis de ofertas tão esforçadas quanto interessantes.