A Antiquária de Campo de Ourique: livros com História

Dezembro de 2009

Reportagem e produção fotográfica:

Crisálida de Jesus Ferreira Filipe é a primeira mulher portuguesa alfarrabista.

Roberto Saviano - Fuga Maldita

Julho de 2009

Entrevista exclusiva!

Roberto Saviano nasceu em Nápoles, há 29 anos. É jornalista, mas vive prisioneiro de um livro que já vendeu mais de um milhão de exemplares, só em Itália. “Gomorra” é o seu testemunho pessoal dos meandros da Camorra - a máfia que controla a região da Câmpania. As inevitáveis consequências da sua denúncia traduzem-se em permanentes ameaças de morte e uma vida no escuro.

Malditos Portugueses

Julho de 2009

Joana Amaral Dias é um dos rostos mais jovens e mais bem sucedidos da política nacional. Personalidade vincada, ideais definidos e metas bem traçadas revelam uma mulher de esquerda, feminista e crítica da sociedade contemporânea. Este último traço aproxima-a de Adolfo Luxúria Canibal, o letrista/vocalista/actor/jurista que dá a cara por um dos mais originais projectos musicais dos últimos 30 anos. Os Mão Morta e a política nacional serão malditos? Ou malditas serão as condições em que a cultura nacional se tem vindo a desenvolver?

Magnética

Julho de 2009

Editorial

A génese do projecto num novo meio, algo maldito, que se começa a entranhar. 

O mundo enquanto criança

A mente de uma criança é um mistério para muitos adultos. A idade dos porquês, as cenas embaraçosas em locais públicos ou a observação perscrutante de alguns fenómenos são, por vezes, difíceis de interpretar. Na tentativa de resolução de alguns destes mistérios, visitámos duas escolas primárias de contextos sociais e geográficos distintos.

Miguel Gomes

Maio de 2009

“Aquele querido mês de Agosto” é o seu mais recente filme. O júri de “Caminhos” atribuiu-lhe o Grande Prémio do festival, por aquilo que designaram como um “refrescante valor artístico. De uma forma aparentemente simples e desenvolta, o filme consegue levar o espectador a reflectir sobre diversos aspectos essenciais ao fenómeno cinematográfico.”

XVI edição - Caminhos Festival de Cinema Português de Coimbra

Maio de 2009

 

Sair de Lisboa ou do Porto para realizar uma reportagem de cultura é sempre um bom augúrio ou, pelo menos, um sinal dos tempos que se adivinham mais felizes. “Caminhos” foi a boa notícia do mês de Abril ou o nome do único festival de cinema português onde o público tem oportunidade de assistir ao que de melhor (e menos bom) tem sido feito, ao longo do último ano, por terras lusas.

Emergência "Ajude-nos antes para ajudarmos depois"

Fevereiro de 2009

Cruz Vermelha Portuguesa

Morrer de fome ou de frio, ser vítima de um incêndio ou de uma cheia é uma hipótese remota para a maioria das pessoas que vive o seu dia-a-dia numa casa aquecida ou num local de trabalho que corresponde às modernas necessidades de conforto.

Maria Keil

Janeiro de 2009

Entrevista exclusiva!

O que dizer de uma Mulher que foi pintora, desenhadora, ilustradora e designer, fez cerâmica, azulejaria, publicidade, cenografia e figurinos? O que dizer de uma Mulher onde a simplicidade e a genialidade se conjugam de uma forma desconcertante, num tempo em que egos e auto-estimas atingem, tantas vezes, proporções desmedidas? O que dizer de uma Mulher com 94 anos, que nos recebeu de braços abertos, deixando um falso alarme para a possibilidade de já nada dizer de interessante? Uma entrevista onde nos deixámos conduzir por um discernimento luminoso e onde a velocidade dos dias que correm não teve lugar. Parámos para pensar na crueza da falta de esperança ou no realismo difícil de contradizer.

ReNascimento

Janeiro de 2009

Editorial e Produção Fotográfica

A forma gráfica do conceito inspira novidade e fuga à demasiado evidente relação com a época histórica que movimentou a Europa entre finais do século XIII e meados do século XVII. O ReNascimento foi o tema escolhido para a segunda edição da Magnética, norteando a produção de moda, algumas entrevistas e escolhas dos nossos colaboradores. Traduzi-lo é rebuscar na mente vários conceitos que urgem transportar para o dia-a-dia: voltar a nascer, começar de Novo, sentir a cor, o optimismo e a esperança.

Encontro Improvável

Dezembro de 2008

No mesmo ano em que Maria João celebra 25 anos de carreira com o lançamento do álbum Chocolate, os Buraka Som Sistema gravam o primeiro álbum Black Diamond, são distinguidos como artistas do ano pela MTV e invadem o país com um ritmo novo. A Magnética marcou um encontro entre o jazz e o kuduro, às 16 horas de uma tarde lisboeta, algures na esquina de uma comunidade lusófona. Falámos da arte como factor de mudança, de emoção e de prazer.

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now