top of page

Os primeiros trabalhos: 2003

Please reload

Danuta Wojciechowska - Arte para os mais pequenos (e não só)

Notícias Magazine Nº 995

19 de Junho de 2011

O seu apelido é difícil de pronunciar, mas o traço é fácil de reconhecer. Danuta Wojciechowska é responsável por algumas das mais interessantes ilustrações de livros infantis publicados em Portugal nos últimos dez anos. Este mês lançou “Um xaile com notas a chorar” – uma obra infanto-juvenil com textos de Gilda Nunes Barata. Numa linguagem poética, o livro revela o significado do fado e a magia da mais típica das canções portuguesas. À Notícias Magazine, Danuta contou como chegou a Portugal e se deixou envolver por toda a fantasia lusitana.

Empreendedorismo social: Solução para a crise?

Notícias Magazine, Nº. 971.

2 de Janeiro de 2011

“Empreendedorismo social” é ainda um conceito estranho e distante das realidades de muitos portugueses. Mas, para Catarina Soares, ele faz parte do dia-a-dia como presidente de uma organização que o ostenta orgulhosamente e que faz questão de o divulgar em vários pontos do país. Até porque, consideram, as boas acções podem ser contagiantes.

Superar um vício

Notícias Magazine, Nº. 959.

10 de Outubro de 2010

São poucas as pessoas que podem garantir: “não tenho nenhum vício”. Entre o café e o tabaco, o chocolate e outros doces há um universo de adeptos que não conseguem mesmo passar sem eles: se para uns é impossível deixar de fumar, outros há que bebem mais de seis cafés por dia para se manterem acordados. Um sem número de pessoas não consegue fazer dieta por não conseguir resistir às montras das pastelarias, às noites sozinhos em casa a ver televisão ou a um gelado em dias de férias. No entanto, tudo parece ter um limite, e contenção é a palavra de ordem que os profissionais de saúde mais gostam de proferir. Café, doces, tabaco e outras dependências podem ter um fim à vista. Fomos procurá-lo.

Ciência muito viva

Notícias Magazine Nº 946

11 de Julho de 2010

 

Entre o passado domingo e quarta-feira 2000 pessoas assistiram ao Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, realizado no Centro de Congressos de Lisboa.

A adesão foi notória e as filas para inscrição impressionaram os mais cépticos, sobretudo quando se lembravam que Julho e Agosto são meses que varrem os lisboetas para as praias e despovoam a capital. Esteve um calor convidativo e a pergunta impôs-se: o que teria atraído aquela multidão?

Bolsa de Valores Sociais - Investimentos solidários

Notícias Magazine

Junho de 2010

Em Novembro do ano passado, Portugal foi o segundo país do mundo e o primeiro da Europa a criar uma Bolsa de Valores Sociais. O conceito foi desenvolvido no Brasil, em 2003, pelo consultor Celso Grecco e está a ser bem recebido dos dois lados do Atlântico. Em Portugal, em menos de seis meses, já foram distribuídos cerca de 90 mil euros pelas instituições cotadas. O objectivo é financiar projectos de luta contra a pobreza e a exclusão social, com a ajuda de todos aqueles que quiserem ser “accionistas”.

Religião no Feminino

Notícias Magazine Nº 932

4 de Abril de 2010

 

Pensar em fé e em práticas religiosas é geralmente pensar nas avós e mães que ensinam a rezar, que conduzem filhos e netos a um templo sagrado a um determinado dia da semana, ou que vão ditando regras e mandamentos que procuram cumprir escrupulosamente. Em casa e no seio das famílias são geralmente as mulheres que se empenham na preservação das tradições, enquanto aos homens cabe antes um papel de assentimento contínuo. No entanto, na passagem da esfera privada para a pública os papéis invertem-se e são eles que assumem os lugares de destaque. Padres, pastores, rabinos, monges ou sheiks são maioritária (quando não exclusivamente) do sexo masculino. No final da primeira década do século XXI, quando se comemora o primeiro centenário do Dia Internacional da Mulher, a Notícias Sábado foi falar com representantes de cinco religiões diferentes.

Cinema nas escolas algarvias

Notícias Sábado No. 250

Um dia, Graça Lobo teve um sonho: levar o cinema às escolas. Fazer as crianças vibrar com a magia da sétima arte, fascinarem-se pelos filmes de Chaplin e Godard, ou mesmo interessarem-se por aquilo que lhes poderia parecer uma “grande seca”: o cinema português. Passado pouco tempo pôs mãos à obra e reuniu as ferramentas necessárias para concretizar o sonho.

A Casa mais Portuguesa de Barcelona

Notícias Sábado No. 236

17 de Julho de 2010

Leonor Castro Pinto é portuguesa de alma e catalã de coração. E o melhor de tudo é que consegue conciliar perfeitamente as duas paixões.

 Há sete anos fez as malas com o objectivo de estudar durante um ano em Barcelona. Mas os planos de uma estadia nunca deveriam ser totalmente definidos, já que surgem sempre imprevistos e surpresas que nos fazem mudar de ideias. Como aconteceu com Leonor. Nascida na Covilhã há 32 anos, estudou Cinema e trabalhava como produtora de eventos quando decidiu aumentar a sua formação. Um master em escrita de guião para cinema e televisão parecia-lhe a fórmula ideal para continuar a perseguir os seus sonhos ligados à sétima arte. E se bem o pensou melhor o fez.

Como se reanima uma cidade?

Notícias Sábado Nº 233

26 de Junho de 2010

Carlos Semedo - Programador cultural em Castelo Branco

Há anos que Castelo Branco tinha desaparecido do mapa cultural do país. O auditório do Cine-Teatro Avenida, com capacidade para 700 pessoas, estava quase sempre fechado, enquanto as queixas entre a população local subiam de tom. No entanto, algo tem vindo a mudar nos últimos meses nesta capital de distrito. Um dos responsáveis por esse processo é precisamente Carlos Semedo, o programador da associação Cultura Vibra – ou o professor de música que deixou o ensino para aceitar um convite da autarquia. Objectivo estratégico: pôr a cidade a mexer.

Hugo de Almeida - Talento virtual

Notícias Sábado No. 231

 

Hugo de Almeida é o responsável pela criação da ilha da Presidência da República Portuguesa no Second Life, fenómeno que tornou Cavaco Silva o primeiro Presidente do mundo a utilizar os universos virtuais para comunicar e interagir com os cidadãos. Coordenou a primeira transmissão para um mundo virtual feita pelo Parlamento Europeu e apoia várias causas humanitárias, como a da Terra dos Sonhos. É português, tem 30 anos, nasceu em Santa Maria da Feira e dá aulas em Santarém. O seu trabalho continua a ser muito mais reconhecido no estrangeiro do que cá dentro.

Solidariedade Online: Um clique por um mundo melhor

Notícias Sábado No. 213 

6 de Fevereiro de 2010

Numa altura em que os olhos do mundo continuam virados para o Haiti há quem decida não ficar de braços cruzados perante as imagens e relatos diariamente transmitidos pelos meios de comunicação social. Mas nada de confusões ou expectativas furadas. Esta não é uma reportagem sobre casos de pessoas que mudaram as suas vidas para embarcar numa aventura de voluntariado do outro lado do mundo. Esta é uma reportagem sobre formas mais simples de prestar auxílio, ao alcance de um clique.

Please reload

bottom of page