Poucas Saias

​​​Revista Nós Obreiros

Nº 49, 2009/10

A percentagem de mulheres administradoras das empresas do PSI20 não vai além dos seis por cento. Além disso, em todo o país, em apenas 30 por cento dos casos a designação “empresário” muda de género e passa a ser enunciada no feminino. Ana Bela Pereira da Silva, presidente da APME, relembra que, tal como a política, o mundo dos negócios continua a ser dirigido de fato e gravata.  

Online Offline

​​​Revista Nós Jogadores

Nº 48, 2009/10

Cada vez mais aliciantes e com narrativas bem construídas, estão a tornar-se um vício para muitas crianças e adultos. O psicólogo Pedro Hubert, especialista na matéria, é peremptório: a dependência dos jogos online pode levar ao fim de relações sociais e familiares ou mesmo a enfartes e tentativas de suicídio. As novas tecnologias estarão a criar uma sociedade de indivíduos com pouco amor-próprio e incapazes de comunicar?

"Ó lenço, ó larenço, aqui fica o lenço"

​​​Revista Nós Jogadores

Nº 48, 2009/10

Quem não se lembra de ter jogado, nos tempos de escola, ao lenço, ao berlinde, ao peão ou à cabra-cega? Quem nunca passou por uma tasca onde homens barrigudos jogam à sueca enquanto bebem uma cerveja? Quem nunca assistiu a um jogo da malha no largo da igreja de uma qualquer aldeia de Portugal? Ou quem nunca tentou perceber os complicados esquemas mentais de um jogo de xadrez e acabou por preferir a simplicidade das damas? Todos são jogos tradicionais. Apesar disso, estão a perder importância perante o fabuloso mundo das consolas e restantes realidades virtuais.

E não se pode mudá-la?

​​​Revista Nós InFiéis

Nº 47, 2009/10

Em momentos de crise, a religião pode ser um refúgio para aqueles que enfrentam as maiores necessidades. Apesar disso, o número de católicos praticantes tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos. Como resposta dentro da Igreja, surgem algumas vozes reformistas que explicam este afastamento e que põem o dedo em feridas abertas. Maria João Sande Lemos é uma das fundadoras do Movimento Nós Somos Igreja, para quem ter fé não significa ser cego.  

Fiéis a Alá

​​Revista Nós InFiéis

Nº 47, 2009/10

Em algumas culturas e religiões, a infidelidade é um crime que pode ter consequências mortais. Nos países islâmicos, mulheres, adúlteras são apedrejadas em julgamentos públicos que as organizações internacionais não conseguem impedir.

O Melancómico ​​  

​​Revista Nós Melancólicos

Nº 46, 2009/10

Apresenta-se como criativo, embora tema que isso não seja muito prestigiante. Como os poetas, gosta de brincar com as palavras e formar novos substantivos. Um dia, passeava na rua, e teve uma ideia para descrever o seu eterno estado de espírito: melancómico. Assim vive Nuno Costa Santos, num limbo entre a melancolia e a comicidade, que o faz olhar para as coisas de uma forma mais prolongada que as outras pessoas.

Por esse mundo fora

​​​Revista Nós Viajantes

Nº 45, 2009/10

Uma agência de viagens diferente das outras: trekking, aventura, safari ou descoberta cultural – são quatro as modalidades de viagem, sem estadias em hotéis e resorts cinco estrelas.

Passeio dos Tristes

​​​Revista Nós Tristes

Nº 44, 2009/10

 

Os locais em ruínas não são absolutamente tristes, pelo contrário: visitá-los pode constituir uma imensa fonte de inspiração. Fazem parte do imaginário dos melhores filmes de terror, das aventuras dos adolescentes mais destemidos e dos passeios turísticos por terras com nomes que não figuram no mapa. Triste é perceber que não fomos capazes de os preservar. Costuma dizer-se que quem se esquece da História acaba sempre por repeti-la…

Ver e Vencer (mesmo ser ver)

​​​Revista Nós Vencedores

Nº 43, 2009/10

“Um vencedor é feito de perseverança, disciplina e uma ambição razoável, que não lhe permite passar por cima dos outros!” - assim fala Carlos Lopes, o atleta paraolímpico português mais medalhado de sempre.

Quem lhe veste a pele...

​​​Revista Nós Pirosos

Nº 42, 2009/10

Ser português é ser piroso? Os portugueses vestem-se mal, cantam pior e ostentam gostos muito discutíveis? Viver num canto da Europa à beira mal plantado é ser diferente dos restantes europeus? Dino Alves, um dos mais irreverentes criadores de moda nacional, responde a estas dúvidas.

A rua do campo da bola

​​​Revista Nós Futebolistas

Nº 40, 2009/10

Seja porque esta é uma forma de desporto inclusiva, ou porque os resultados das equipas têm trazido mais alegrias ao país do que outras selecções, o Futebol de Rua desperta cada vez mais interesse nos portugueses. O segundo lugar obtido no Mundial do ano passado é auspicioso e deixa uma fasquia muito alta para este ano. Em Setembro, chegarão os nossos desportistas a campeões do mundo? Esperamos que sim.

O Vício e a Virtude

​​​Revista Nós Tarados

Nº 39, 2009/10

Vasco Catarino Soares é psicoterapeuta, professor universitário e director da clínica Insight, em Lisboa. Sem tabus, afirma que o sexo é uma função biológica natural, quase tão importante como comer e dormir. Assim sendo, a partir de que momento se passa a barreira da patologia? O que define um viciado em sexo?

Príncipe ou Ditador?

​Revista Nós Egoístas

Nº 38, 2009/10

Os filhos únicos tem a fama do mimo, do egoísmo, do capricho e da fita. Terão o proveito? E se criar um filho único constituir um desafio maior que gerir uma família numerosa?

A Doença da Mentira

​Revista Nós Aldrabões

Nº 37, 2009/10

Ana Nava é psiquiatra e grupanalista. Dirige a Clínica Tágide, em Lisboa, é mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e autora dos livros O cérebro apanhado em flagrante e Na sala dos espelhos. Quando questionada sobre a existência de uma doença designada como “mentira compulsiva”, afirma que tal não figura nas classificações de saúde internacionais: “o que existe, basicamente, são circunstâncias em que as pessoas podem mentir. Numas é até adequado que o façam, enquanto noutras não...”

Lançar de novo o disco

​Revista Nós Nostálgicos

Nº 36, 2009/10

Em segunda, terceira ou quarta mão, três lojas de Lisboa vendem verdadeiras relíquias que fazem as delícias dos coleccionadores. Porque há quem continue a resistir ao CD, ao Ipod e às músicas descarregadas no computador portátil, o vinil está de volta e parece ter vindo para ficar.

Palavras com Sorrisos

Revista Nós Optimistas

Nº 35, 2009/10

O que caracteriza uma pessoa optimista? Qual a melhor estratégia para alcançar a realização pessoal e profissional? Porque é ainda tão difícil associar esta característica aos portugueses? A Nós procurou respostas para todas estas questões. Fomos falar com Helena Marujo, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e especialista na matéria.

Profissionais da Felicidade

​Revista Nós Optimistas

Nº 35, 2009/10

“Ser feliz!” Não é preciso ser adivinho para afirmar que este foi o desejo de milhões de portugueses que cumpriram a tradição das passas na entrada do novo ano. Assim sendo, a Nós foi à procura de um clube que ajuda os seus sócios a cumprir a hercúlea tarefa. 

Diálogo Entre Religiões

​Revista Nós Religiosos

Nº 34, 2009/10

Num tempo que apela à espiritualidade e ao cumprimento de uma tradição católica, juntámos três representantes de religiões não cristãs. Debatemos os seus ideais e a forma como encaram a quadra natalícia. As questões foram muitas: porque existem tantas religiões no mundo? Quais as principais diferenças e o que as une entre si? O que significa ter fé em tempos de crise económica e de valores? 

"Isto é pequeno demais. Vou-me embora!"

​Revista Nós Tacanhos

Nº 32, 2009/10

Em entrevista a cinco portugueses residentes no estrangeiro, fomos procurar saber se os lusitanos têm (ou não) um espírito tacanho.

Na ponta da língua

​​​Revista Nós Viciados

Nº 31, 2009/10

Manual dos vícios mais comuns na nossa querida língua 

... E mais cinco exemplares que encontrámos por aí...

​Revista Nós Conservadores

Nº 29, 2009/10

Perfis de jovens que se definem como conservadores, num mundo em constante mudança.

João Pereira Coutinho, conservador aos 33 anos

​Revista Nós Conservadores

Nº 29, 2009/10

“As mulheres brasileiras fizeram mais por Portugal do que séculos e séculos de permutas académicas, literárias, culturais.” Quem o diz é João Pereira Coutinho. Professor da Universidade Católica de Lisboa, comentador político, cronista do jornal Expresso e da Folha de São Paulo. Nasceu no Porto há 33 anos e vive actualmente em Lisboa.

Em busca do Marialva perdido

​Revista Nós

Nº 28, 2009/10

 

A missão: embrenharmo-nos pelos bairros típicos de Lisboa e encontrar alguns dos mais legítimos espécimes que deram o mote a esta edição. Não encontrámos um, nem sequer dois, mas sim três... O marialvismo que os caracteriza da ponta dos cabelos aos dedos dos pés ultrapassou gerações e chegou intacto aos nossos dias.

Edgar Pêra. A personagem Marialva no cinema português

​Revista Nós

Nº 28, 2009/10

 

É um dos mais controversos realizadores portugueses, bem recebido pelos críticos mas praticamente invisível para o circuito comercial. As influências da Escola Clássica Soviética e do Expressionismo Alemão parecem evidentes, associadas a uma crítica social intensa e corrosiva.

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now